Antigamente o leopardo e o fogo eram grandes amigos. O leopardo vivia como agora, na selva, e o fogo em uma caverna.
As vezes o leopardo fazia longas caminhadas para ir ver seu amigo fogo... Um dia, o leopardo diz ao fogo: - Porque não devolves minhas visitas ? E porque estás sempre aqui metido nesta caverna, em companhia destas pedras pretas ?
.
O fogo lhe respondeu: É muito melhor que eu esteja aqui. Se saio, posso ser muito perigoso. Mas o leopardo insistiu tanto, que no fim convenceu seu amigo, que disse: Bem, mas primeiro limpa cuidadosamente a explanada que tem diante da caverna...
O leopardo era um tanto que preguiçoso, assim arrancou as ervas, mas deixou alguma que outra folha seca no caminho da explanada. Quando o fogo saiu de sua caverna, se transformou em seguida em um grande incêndio que impulsionado pelo vento, chegou até as copas das árvores.
.
O leopardo aterrorizado, começou a correr de uma lado para outro e queimou sua pele. Por isso, hoje, o leopardo leva os sinais das queimaduras e quando vê ao longe o seu amigo o fogo, foge como louco... MORAL: OS PREGUIÇOSOS E OS INCONSTANTES PERDEM ATÉ OS AMIGOS.