segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Parques da África do Sul

Os parques da África do Sul apresentam caracterí­sticas diferentes.  Aqui estão alguns dos mais conhecidos:

West Coast National Park :  Situado em Western Cape, esse parque tem a reputação de ser o melhor santuário de pássaros do mundo entre os ornitólogos.

 Milhares de aves marinhas e pernaltas habitam a Langebaan Lagoon e suas quatro ilhas.  Na primavera, as flores selvagens criam um cenário cuja beleza é de tirar o fôlego.




Cape Peninsula National Park: Esse parque protege a Table Mountain e as montanhas da península, onde estão situados santuários com mais de 2.000 espécies de plantas, além de pássaros, zebras, antílopes e babuí­nos.  A Table Mountain, que atua como a sentinela do parque,  famosa por suas trilhas de caminhada e pela vista panorâmica da Cidade do Cabo.

 Uma visita à Cidade do Cabo não seria completa se não incluí­sse um passeio de teleférico de seis minutos até o topo da montanha.






De Hoop Nature Reserve: Situado em Southern Cape, esse parque tem cerca de 50 quilômetros de litoral, com encostas de pedra e dunas maravilhosas.  Baleias visitam suas reservas marinhas todos os anos,  onde são encontradas 12 das 16 espécies sul-africanas de aves aquáticas.




Tsitsikamma National Park: Esse parque, na Garden Route, é a reserva marinha mais antiga do paí­s e tem belí­ssimas áreas de florestas nos 90 quilômetros que possui de litoral.

 Os amantes de natureza veneram a Otter Trail, uma trilha mundialmente famosa que passa por cachoeiras e florestas temperadas, com samambaias e flores exuberantes como a orquídea selvagem e a flor-de-lis.
Macacos, lontras e babuí­nos (não os alimente!) são residentes do parque, que também possui piscinas naturais cheias de anêmonas e ouriços-do-mar. Dependendo da estação, baleias e golfinhos são avistados na costa.




Addo Elephant National Park e Zuurberg National Park : Os dois parques foram reunidos. O Addo abriga 200 elefantes em sua reserva de vegetação densa, onde também vivem rinocerontes negros, búfalos, antílopes, aves e o besouro coprófago (vulgarmente conhecido como “rola-bosta”), que não pode voar.  A flora rara e exótica do Zuurberg National Park fascina até mesmo os botânicos amadores, com cenários como o velt (estepe sul-africano) e florestas em vales.





Natal Drakensberg Park e Royal Natal National Park: Esses parques de KwaZulu-Natal apresentam estonteantes cenários montanhosos.  Duas montanhas, a Sentinel e a Eastern Buttress, estão lado a lado e criam um imenso anfiteatro, considerado uma das formações rochosas mais bonitas da África do Sul. Aos seus pés, o rio Tugulu se movimenta com suas cascatas, descendo 615 metros.  Com uma queda combinada de 945 metros, as cascatas do rio Tugulu incluem a segunda maior queda d'água do mundo (a primeira é a cascata de Angel Falls, na Venezuela).






Greater St. Lucia Wetland Park: Também em KwaZulu-Natal, esse parque detêm o tí­tulo de reserva mais antiga da África do Sul.  A vida animal é abundante, diversa e a quantidade de animais que vivem na água é incomparável, incluindo pelicanos, andorinhas-do-mar, flamingos, crocodilos e tartarugas.




Hluhuwe-Humfolozi Park: A oeste do St. Lucia, esse parque salvou o rinoceronte branco da extinção.  Na verdade, o animal é cinza e seu nome é uma tradução dos africanos em relação à sua enorme boca quadrada , e mais  de 1.200 rinocerontes brancos vivem aqui atualmente.






Ndumo/Tembe Elephant Reserve: Esse parque, que acompanha a divisa norte de Kwa-Zulu Natal, compreende uma área isolada de 290 km que protege a planí­cie do rio Phongolo, e também uma reserva fluvial que protege os lagos Banzi e Nyamithi.  Dentro do Tembo, os elefantes de Kwa-Zulu Natal estão seguros.  Apenas 10 pessoas podem entrar no parque por dia.  Devido ao terreno arenoso, apenas veí­culos de tração nas quatro rodas tem acesso ao local.  A fauna local inclui hipopótamos, crocodilos e 420 espécies de pássaros.





Pilanesberg National Park : Esse parque está situado na North-West Province. Por estar em cima da cratera de um vulcão extinto, é considerado um dos parques mais dramáticos da África.  Há várias formações de montanhas rochosas, com um enorme lago no centro, onde se encontra uma grande quantidade de crocodilos e hipopótamos.  Os visitantes podem fazer passeios acompanhados por guias para observar a variedade de pássaros e outros animais, além de uma visão de valor inestimável: pinturas de ancestrais dentro de cavernas.




Mountain Zebra National Park: Cercando Beaufort West, esse é o parque mais árido e devastado do país. O parque teve sua área aumentada com os anos e hoje inclui, além das vastas planí­cies, as Nuweld Mountains.  Milhares de gazelas já povoaram o Karoo e hoje estão sendo novamente introduzidas à  reserva, juntamente com  antí­lopes, gnus, zebras e os raros rinocerontes negros.  Das 196 espécies de aves que aqui vivem, mais de 40 são águias negras.




Kalahari Gemsbok National Park: Esse parque é um deserto com dunas de terra vermelha que se estende do topo da Northern Cape Province até o Botsuama, paí­s vizinho, onde se junta ao Gemsbok National Park.  Com 96.000 km, o Kalahari é o segundo maior parque da África do Sul. 
Os visitantes podem observar a incrí­vel beleza desta área semi-deserta, que nas estações de chuva ficam cobertas por camadas de relva queimadas pelo sol.  Além de pássaros, os majestosos antílopes africanos, caamas vermelhos e gazelas vivem aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário