sábado, 9 de novembro de 2013

Baobá





Original da África, o Baobá é uma das árvores mais antigas da terra. Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansonia Digitata, o baobá, quando adulto, é considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro. São árvores seculares, testemunhas vivas da história, que chegam até aos 6.000 anos de idade.


Também conhecido como “árvore garrafa” ou “árvore farmácia” ou “pão de macaco” é uma espécie nativa das regiões semi-áridas da África Sub-Sahariana (Madagascar). Os Baobás armazenam muita água em seus troncos inchados: até 120.000 litros. Alguns troncos vazios eram tão grandes que foram rotineiramente usados como prisões na Austrália Ocidental. Em uma árvore só, poderiam entrar até 05 pessoas dentro.




Os frutos da árvore são podem também chamados de “frutas de Judas” (a fruta tem 30 sementes dentro, como 30 “moedas de prata”). 






As suas flores são amarelas ou brancas e abrem durante a noite. Os frutos, que desde os tempos antigos servem como alimento para a população devido às suas propriedades (vitamina C), são comestíveis. Com uma polpa com um sabor um pouco ácido é tradicionalmente utilizado em muitos países africanos para preparar uma bebida energética, rica em fibras, vitaminas, aminoácidos e sais minerais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário