terça-feira, 28 de julho de 2009

Funerais africanos
















"Os grandes funerais africanos são festas ruidosas que reúnem pessoas de todas as idades num ambiente de excitação sustentado pelas danças, cantos, arengas, ritmos de tambores, comidas e libações. Pouco a pouco a atenção se desvia da morte real, inaceitável em sua dimensão individual e afetiva, para se içar ao plano simbólico onde a morte é garantia de um excedente de vida."

Os contadores de histórias




“A tradição africana vive da palavra. São as palavras cantadas que ensinam, são as palavras contadas que criam os valores e motivam para o trabalho, para a luta ou para a festa; são palavras vivas na boca dos velhos contadores de histórias, recriando o mundo à medida da imaginação e da arte. Uma herança viva da ancestralidade”.

Através das histórias se conserva a sabedoria e o conhecimento através de gerações. A narração oral da história foi aspecto essencial para que se conservasse a tradição dos mitos e das lendas das culturas tribais e nativas.

Os contadores de história criam um vínculo, uma ponte entre os ensinamentos tradicionais e o momento presente, mantendo a herança da identidade que serve de suporte para as tradições culturais, étnicas e religiosas.

Há muito tempo na África, todas as comunidades e culturas tribais tinham seus contadores de histórias - homens, tradicionalmente; mas havia também mulheres. Os requisitos principais para ser um contador de histórias era dedicar-se a conhecer as histórias de sua comunidade, dos seus ancestrais, da mitologia, da cosmologia e, naturalmente, ter dons espirituais e de oratória aceito pelos Anciões.

Todo contador de história na África não só tem que tornar o ato de contar histórias um hábito de diversão, mas também, através delas, ensinar as crianças e os jovens a aplicar os ensinamentos dessas histórias em sua própria vida e a perpetuar as tradições da oralidade.

Girafas



As girafas vivem em pequenas manadas nas zonas áridas das savanas africanas e chegam a correr 50km por hora.
São ruminantes e sua base alimentar é constituída pelas folhas e caules de uma imensa variedade de acácias. Seu coração pesa em torno de 11kg e seu grande pescoço tem apenas sete vértebras, como a maioria dos mamíferos.
As girafas dormem ou dormitam de pé e só em ocasiões muito especiais, quando se sentem completamente seguras, se deitam no chão para descansar.

Pirâmide de Gisé




















Das famosas “Sete Maravilhas do Mundo” , seis não existem mais. A única que restou está na África!
Trata-se da Pirâmide de Gisé, construída à margem do rio Nilo, no Egito, pelo faraó Quéops, há cerca de 4.560 anos. Ela foi erguida para servir de sepultura para o grande imperador.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Sal grosso




Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal.

Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.

Também tomam banho de água salgada com ervas, para renovar a energia interna e a vontade de viver.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Strelitzia







A estrelítzia é uma planta herbácea muito popular e tradicional. Seu nome científico é uma homenagem à rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa do rei Jorge III, do Reino Unido. Ela é entouceirada, rizomatosa e apresenta folhas rijas e coriáceas, de coloração verde-azulada, muito ornamentais.
As inflorescências da estrelítzia são formadas durante o ano todo, mas principalmente no verão. A espata é o bico, e serve de bainha para as flores que emergem de coloração laranja, com anteras e estigmas azuis, em forma de flecha.

* Nome Científico: Strelitzia reginae
* Nome Popular: Estrelítzia, flor-da-rainha, ave-do-paraíso, estrelitza
* Família: Strelitziaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: África do Sul
* Ciclo de Vida: Perene

Violeta africana




Descoberta em 1892 , nas montanhas do nordeste da Tanzânia.

O nome científico da violeta-africana (Saintpaulia ionantha),é uma homenagem dos botânicos a seu descobridor, o governador alemão da África Oriental Alemã em 1832, Barão Walter Von Saint Paul.

Tradição oral africana













Quando passares diante de uma casa e vires uma jarra de água à frente da porta,
é para ti, estrangeiro que passas;
Não é preciso bateres à porta,
bebe se tiveres sede e segue o teu caminho se não houver ninguém.
O estrangeiro que passa pode ser a representação ou o avatar de um deus
que vem para saber de que maneira será tratado.

Tradição oral africana



"Faze como a palmeira: atiram-lhe pedras e ela deixa cair suas tâmaras".
Sabedoria africana

Sabedoria africana









O que é a verdade?
É o equilíbrio frágil que nasce do choque dos antagonismos.
É a branca espuma das ondas.
É o perfume, síntese de todos os ingredientes
que cozem lentamente na marmita.
A verdade não é monolítica.
É o enriquecimento recíproco no respeito dos contrários.
(Irénée Guilane Dioh)

Maruleira
















Sclerocarrya birrea , também é chamada elephant tree (árvore do elefante).
A maruleira cresce nas savanas africanas.

A árvore da marula possui relevância no reino animal, nos ritos e nas lendas humanas.
As árvores em si não podem ser cultivadas e portanto, a fruta deve ser colhida na natureza, onde permanece amadurecendo sob o sol da África.
À medida que amadurece, a pele dos frutos torna-se amarela clara, com a polpa branca ao redor de um grande caroço.
Rica em vitamina C e com a semente cheia de óleo natural, essa fruta suculenta atrai os animais das planícies, com a promessa de um banquete natural

Os animais que mais apreciam os frutos, são os magníficos elefantes africanos, que chegam em bandos e balançam energicamente as maruleiras para que a fruta caia.
Quando cai no chão, começa a fermentar, espalhando um odor adocicado e atrativo levemente alcoólico, responsável por uma verdadeira "bebedeira coletiva" de todas as espécies que com ela se deliciam...

Origem do baobá




O Criador inicialmente plantou o Embondeiro na bacia do Congo, mas a árvore queixou-se do encharcamento constante das raízes que fazia o tronco inchar.
Então, o Criador, mudou-a para os Montanhas da Lua da África oriental. Mas o Embondeiro continuou a refilar por causa da humidade desconfortável. O Criador acabou por enfurecer-se, pegou no tronco inchado, e atirou-o para uma parte seca de África. A árvore aterrou de cabeça para baixo, ficando com as raízes definitivamente no a ar.

Em algumas partes da África, acredita-se que espíritos maléficos habitam as suas flores, e por isso, qualquer pessoa que apanhe uma flor será devorado por um leão. Em Madagascar, o Embondeiro de Grandidier (Adansonia grandidieri), é tido como o lugar de repouso dos espíritos; por isso, são feitas ofertas que são depositadas na sua base para assegurar fertilidade, boas colheitas e boa sorte.




Outras curiosidades deste gigante...

Em Moçambique, Embondeiros de tronco oco eram usados como casa por famílias inteiras.

Adanson, o gajo que primeiro tentou calcular a sua idade, estimou que duas árvores de uma ilha de Cabo Verde tinham 5150 anos!!!

A juntar às utilidades anteriormente descritas, serve também para fazer chapéus à prova de água e cordas de instrumentos; as folhas frescas são comestíveis (gosto parecido com os espinafres) e medicinais (boas para os rins, e fígado, para tratar asma e picadas de insectos). O pólen misturado com água dá uma excelente cola.

A polinização em África é feita por morcegos, em Madagáscar por morcegos e Lémures, enquanto que na Austrália são borboletas noturnas as encarregues da tarefa.



PS - Embondeiro é o mesmo que Baobá, que Polón e que Adansonia digitata...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dança africana





Na dança africana, cada parte do corpo movimenta-se com um ritmo diferente. Os pés seguem a base musical, acompanhados pelos braços que equilibram o balanço dos pés. O corpo pode ser comparado a uma orquestra que, tocando vários instrumentos, harmoniza-os numa única sinfonia.
Outra característica fundamental é o policentrismo que indica a existência no corpo e na música de vários centros energéticos, assim como acontece no cosmo. A dança africana é um texto formado por várias camadas de sentidos. Esta dimensionalidade é entendida como a possibilidade de exprimir através e para todos os sentidos.

Uvas Emblemáticas












Uvas que são identificadas com um país ou marca são chamadas de emblemáticas, o que não quer dizer, entretanto, que necessariamente estão na composição de seus melhores vinhos. Trata-se de um termo criado pelo novo mundo do vinho.

A Pinotage
é a cepa emblemática da África do Sul, resultado de cruzamento de pinot noir com a cinsault.

Marca registrada da África do Sul, seu aroma característico exibe notas de amêndoas tostadas. Os melhores produtores conseguem elaborar vinhos de longa guarda de excelente qualidade.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Uma lenda africana diz que o homem chegou à Terra escorregando pelo pescoço de uma girafa, vindo do céu...

“Shoe House” Casa Sapato


























Veja mais uma casa com formato inusitado na África.


A Shoe House fica na África do Sul,e é criação do artista e hoteleiro Ron Van Zyl, que a construiu para sua esposa Yvonne em 1990. O sapato abriga um pequeno museu de arte em madeira talhada e faz parte de um complexo de oito chalés com restaurante, piscina e bar.

Bar





















Um bar feito dentro de uma árvore em um jardim de Limpopo na África do Sul .

SAFÁRI DE FLORES:



















Namaqualand é o mais famoso destino para turistas aficionados em flores.
Na primavera, essa região desértica transforma-se num mar de margaridas.
Os visitantes ficam totalmente extasiados por conta de tanta beleza proporcionada pelas cores.
Em quase toda a África do Sul, os apreciadores de plantas deparam com experiências bastante gratificantes - como uma visita ao famoso Cape Floral Kingdom, que é considerado o único ecossistema intacto do mundo.
Cerca de cinqüenta novas espécies de plantas são descobertas por ano na África do Sul.
Os fynbos, que literalmente significam "bom mato", se orgulham de ostentar 9 mil espécies diferentes de plantas.
Algo sem igual no mundo todo. Mas sempre é possível encontrar uma nova espécie.

“Os cinco maiores” (The Big Five)













Você sabe o que significa a expressão inglesa “Big Five”?

São chamados de “cinco maiores” um grupo de mamíferos que representa a maior atração turística de vários países africanos. Muitos turistas visitam as savanas africanas especialmente para ver essas cinco espécies de animais: búfalos, elefantes, leões, leopardos e rinocerontes.














“Até que os leões tenham suas histórias, os contos de caça glorificarão sempre o caçador.”
Provérbio Africano