quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Origem e importância da dança africana






















A dança originou-se em África como parte da essência da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre os seus membros, sendo por isso quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam circulos em volta dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danças africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas tem certas características em comum.
Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar os seus movimentos mais expressivos. As danças usam normalmente uma repetição e um constante crescimento da música e de movimentos, criando um efeito hipnótico no dançarino e no espectador.

3 comentários:

  1. Nádia, que surpresa legal! Acho que você é um ser humano "BOM-BRIL". Tem 1001 utilidades. Se começarmos a falar de Rugby, é provável que você tenha um blog sobre o assunto. Nádia você sempre me surpreende. É muito "fôfa". A diferença entre você e uma enciclopédia é que as enciclopédias apesar de terem(entenderem) de tudo são sempre empoeiradas e sem muito uso(ignorância do povo) e você não. Você sabe de tudo e está sempre atuando em todas as áreas. Sempre atualizando e ensinando. É minha amiga "Bom-Bril". Você é um amor de pessoa.
    Carinhoso rugby-beijos. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Sou praticamente um Bom-Bril ?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas não sei nada sobre rugby!

    ResponderExcluir
  3. Nádia, estou repetindo aquí a "cópia" que recebí do seu candidato Berloque. Beijos de 1001 utilidades. Manoel.
    VIDE ABAIXO ( SEE BELOW ):
    Berloque Holmes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PÉROLAS POLÍTICAS":

    Olá amigão!
    Já estou preparando o meu primeiro comício.
    Vou arrumar um partido bem legal para me filiar.
    Aguarde notícias!
    jejejeje

    ResponderExcluir