segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Macumba





Macumba é uma espécie de árvore africana  e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras , como o Candomblé e a Umbanda. 
O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões, sendo utilizado também (de forma errada) para descrever o que, na realidade, são oferendas.






domingo, 17 de novembro de 2013

Suricato


 
Os suricatos são mamíferos da família dos mangustos.

Estes animais têm cerca de meio metro de comprimento (incluindo a cauda), em média 730 gramas de peso, e pelagem acastanhada.

São encontrados no sudeste da Angola, Namíbia, Botsuana e África do Sul. Vivem em tocas divididas com esquilos e outros mangustos.

Os suricatos se dividem na tarefa de patrulhar as tocas. Um grupo está sempre de guarda enquanto os outros dormem ou procuram alimentos.

O que comem: escorpiões (são imunes ao seu veneno), besouros, aranhas, centopéias, miriápodes, minhocas, grilos, pequenos mamíferos, pequenos répteis, pássaros, ovos, tubérculos e raízes.


O macho e a fêmea que lideram o grupo têm a maioria das crias. Nascem de dois a cinco filhotes por ninhada. Na natureza, o acasalamento acontece entre outubro e abril (em cativeiro, durante o ano todo).

Vários adultos do bando se revezam na tarefa de cuidar dos filhotes, enquanto as mães se alimentam. Os pequenos suricatos atingem a maturidade sexual ao completar um ano de idade.


sábado, 16 de novembro de 2013





Os picanços, da África do Sul, cantam duetos tão entrosados que o canto do casal parece um gorgeio só.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013





No deserto do Kalahari (África do Sul)  pássaros tecelões constroem ninhos gigantescos em postes.
Em alguns ninhos há espaço suficiente e confortável para cem aves! Eles pesam cerca de uma tonelada!

Ghaita





Aerofone de palheta dupla do Norte de África usado pelos encantadores de serpentes.
 Al ghaita ou al ghaida designa um instrumento semelhante ao surnay, uma espécie de oboé usado em dias festivos.

Kalimba


As kalimbas são pianos de dedo na cultura africana. Eles são tocados com os dedos e polegar e consistem de placas de metal, que ficam dentro de uma concha de madeira que pode ser colocada no seu colo e tocada.

Dun Dun





 
O dun dun  é parte da família de instrumentos africanos. São dois tambores colocados lado a lado em um apoio e tocados com um bastão. Às vezes, existe uma peça de metal ligada ao topo do dun dun com um fio chamado de kinkanee e que é tocado com um bastão de metal ou um prego.

Djembê





Djembê (também chamado de djimbe, jembe, jenbe, yembe e sanbanyi) é um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental. 
O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas, sobretudo na região mandingue, que compreende os países Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Senegal e Guiné.

O djembê é um instrumento musical de percussão (membranofone) que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro.


Os djembes são feitos de pele da cabeça de cabras e conchas de madeira.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A flauta mágica






Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar.

Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada, convidando dois outros amigos caçadores para a África.

Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre.

De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar.


Foi fuzilado a queima roupa. Horas depois, um sobressalto.

A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore.

Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficando manso dançou.

Os caçadores não hesitaram e mataram-no com vários tiros.

E foi assim, a flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando.


Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto.

A Flauta soou, mas o leão não dançou.

Ao contrário, atacou um dos amigos do Caçador flautista, devorando-o.

Logo depois, devorou o segundo.

O tocador, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum.


O leão não dançava.

E enquanto tocava e tocava o caçador foi devorado.

Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles "falou" com sabedoria: - Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho.

Moral da História:


· Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo: Um dia podem falhar...

· Tenha sempre planos de contingência.

· Prepare alternativas para as situações imprevistas.

· Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se.

· Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.

"Cuidado com os leões surdos".


Autoria desconhecida


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Parques da África do Sul

Os parques da África do Sul apresentam caracterí­sticas diferentes.  Aqui estão alguns dos mais conhecidos:

West Coast National Park :  Situado em Western Cape, esse parque tem a reputação de ser o melhor santuário de pássaros do mundo entre os ornitólogos.

 Milhares de aves marinhas e pernaltas habitam a Langebaan Lagoon e suas quatro ilhas.  Na primavera, as flores selvagens criam um cenário cuja beleza é de tirar o fôlego.




Cape Peninsula National Park: Esse parque protege a Table Mountain e as montanhas da península, onde estão situados santuários com mais de 2.000 espécies de plantas, além de pássaros, zebras, antílopes e babuí­nos.  A Table Mountain, que atua como a sentinela do parque,  famosa por suas trilhas de caminhada e pela vista panorâmica da Cidade do Cabo.

 Uma visita à Cidade do Cabo não seria completa se não incluí­sse um passeio de teleférico de seis minutos até o topo da montanha.






De Hoop Nature Reserve: Situado em Southern Cape, esse parque tem cerca de 50 quilômetros de litoral, com encostas de pedra e dunas maravilhosas.  Baleias visitam suas reservas marinhas todos os anos,  onde são encontradas 12 das 16 espécies sul-africanas de aves aquáticas.




Tsitsikamma National Park: Esse parque, na Garden Route, é a reserva marinha mais antiga do paí­s e tem belí­ssimas áreas de florestas nos 90 quilômetros que possui de litoral.

 Os amantes de natureza veneram a Otter Trail, uma trilha mundialmente famosa que passa por cachoeiras e florestas temperadas, com samambaias e flores exuberantes como a orquídea selvagem e a flor-de-lis.
Macacos, lontras e babuí­nos (não os alimente!) são residentes do parque, que também possui piscinas naturais cheias de anêmonas e ouriços-do-mar. Dependendo da estação, baleias e golfinhos são avistados na costa.




Addo Elephant National Park e Zuurberg National Park : Os dois parques foram reunidos. O Addo abriga 200 elefantes em sua reserva de vegetação densa, onde também vivem rinocerontes negros, búfalos, antílopes, aves e o besouro coprófago (vulgarmente conhecido como “rola-bosta”), que não pode voar.  A flora rara e exótica do Zuurberg National Park fascina até mesmo os botânicos amadores, com cenários como o velt (estepe sul-africano) e florestas em vales.





Natal Drakensberg Park e Royal Natal National Park: Esses parques de KwaZulu-Natal apresentam estonteantes cenários montanhosos.  Duas montanhas, a Sentinel e a Eastern Buttress, estão lado a lado e criam um imenso anfiteatro, considerado uma das formações rochosas mais bonitas da África do Sul. Aos seus pés, o rio Tugulu se movimenta com suas cascatas, descendo 615 metros.  Com uma queda combinada de 945 metros, as cascatas do rio Tugulu incluem a segunda maior queda d'água do mundo (a primeira é a cascata de Angel Falls, na Venezuela).






Greater St. Lucia Wetland Park: Também em KwaZulu-Natal, esse parque detêm o tí­tulo de reserva mais antiga da África do Sul.  A vida animal é abundante, diversa e a quantidade de animais que vivem na água é incomparável, incluindo pelicanos, andorinhas-do-mar, flamingos, crocodilos e tartarugas.




Hluhuwe-Humfolozi Park: A oeste do St. Lucia, esse parque salvou o rinoceronte branco da extinção.  Na verdade, o animal é cinza e seu nome é uma tradução dos africanos em relação à sua enorme boca quadrada , e mais  de 1.200 rinocerontes brancos vivem aqui atualmente.






Ndumo/Tembe Elephant Reserve: Esse parque, que acompanha a divisa norte de Kwa-Zulu Natal, compreende uma área isolada de 290 km que protege a planí­cie do rio Phongolo, e também uma reserva fluvial que protege os lagos Banzi e Nyamithi.  Dentro do Tembo, os elefantes de Kwa-Zulu Natal estão seguros.  Apenas 10 pessoas podem entrar no parque por dia.  Devido ao terreno arenoso, apenas veí­culos de tração nas quatro rodas tem acesso ao local.  A fauna local inclui hipopótamos, crocodilos e 420 espécies de pássaros.





Pilanesberg National Park : Esse parque está situado na North-West Province. Por estar em cima da cratera de um vulcão extinto, é considerado um dos parques mais dramáticos da África.  Há várias formações de montanhas rochosas, com um enorme lago no centro, onde se encontra uma grande quantidade de crocodilos e hipopótamos.  Os visitantes podem fazer passeios acompanhados por guias para observar a variedade de pássaros e outros animais, além de uma visão de valor inestimável: pinturas de ancestrais dentro de cavernas.




Mountain Zebra National Park: Cercando Beaufort West, esse é o parque mais árido e devastado do país. O parque teve sua área aumentada com os anos e hoje inclui, além das vastas planí­cies, as Nuweld Mountains.  Milhares de gazelas já povoaram o Karoo e hoje estão sendo novamente introduzidas à  reserva, juntamente com  antí­lopes, gnus, zebras e os raros rinocerontes negros.  Das 196 espécies de aves que aqui vivem, mais de 40 são águias negras.




Kalahari Gemsbok National Park: Esse parque é um deserto com dunas de terra vermelha que se estende do topo da Northern Cape Province até o Botsuama, paí­s vizinho, onde se junta ao Gemsbok National Park.  Com 96.000 km, o Kalahari é o segundo maior parque da África do Sul. 
Os visitantes podem observar a incrí­vel beleza desta área semi-deserta, que nas estações de chuva ficam cobertas por camadas de relva queimadas pelo sol.  Além de pássaros, os majestosos antílopes africanos, caamas vermelhos e gazelas vivem aqui.




sábado, 9 de novembro de 2013

Baobá





O baobá é uma árvore de grande porte, proveniente das estepes africanas e regiões semi-áridas de Madagascar, estando presente, ainda, no continente australiano.

 Essa planta foi amplamente divulgada no século XX, através da obra O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery. Seu personagem principal se preocupava com o crescimento excessivo do baobá, temendo que ele tomasse todo o espaço existente em seu asteróide.

Baobá





Original da África, o Baobá é uma das árvores mais antigas da terra. Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansonia Digitata, o baobá, quando adulto, é considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro. São árvores seculares, testemunhas vivas da história, que chegam até aos 6.000 anos de idade.


Também conhecido como “árvore garrafa” ou “árvore farmácia” ou “pão de macaco” é uma espécie nativa das regiões semi-áridas da África Sub-Sahariana (Madagascar). Os Baobás armazenam muita água em seus troncos inchados: até 120.000 litros. Alguns troncos vazios eram tão grandes que foram rotineiramente usados como prisões na Austrália Ocidental. Em uma árvore só, poderiam entrar até 05 pessoas dentro.




Os frutos da árvore são podem também chamados de “frutas de Judas” (a fruta tem 30 sementes dentro, como 30 “moedas de prata”). 






As suas flores são amarelas ou brancas e abrem durante a noite. Os frutos, que desde os tempos antigos servem como alimento para a população devido às suas propriedades (vitamina C), são comestíveis. Com uma polpa com um sabor um pouco ácido é tradicionalmente utilizado em muitos países africanos para preparar uma bebida energética, rica em fibras, vitaminas, aminoácidos e sais minerais.




sexta-feira, 8 de novembro de 2013





"Quando o rato ri do gato há um buraco perto."

Provérbio Africano




"Quando um rei tem conselheiros bons, seu reino é pacífico."
Provérbio Africano




"Quando souber quem são os amigos dele, saberá quem é ele."

Provérbio Africano




"O macaco mesmo coberto com a pele dum carneiro, é sempre um macaco."

Provérbio Africano




"A esperança é o pilar do mundo."

Provérbio Africano



"O eco da primeira palavra fica sempre no coração."

Provérbio africano

quarta-feira, 6 de novembro de 2013




“O saber é uma luz que existe no homem.
É a herança de tudo aquilo que nossos ancestrais puderam conhecer
E que se encontra latente em tudo
Que nos transmitiram,
Assim como o baobá
Já existe em potencial em sua mente.”

 Amadou Hampâte Ba

Escritor africano do Mali

Soen





Beijo em africâner : Soen



O latido do seu cãozinho em  Africâner  :  blaf, blaf woef, woef keff, keff

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Vocabulário





Africâner:

 "Hallo" (Olá), 

"Goeie dag" (Bom dia - para o dia inteiro), 

"Goeie môre" (Bom dia - pela manhã),

 "Goeie middag" (Boa tarde),

"Goeie naand" (Boa noite).

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Trajes africanos





As roupas africanas vão muito além da beleza. Os padrões impressos nos tecidos correspondem a nomes, provérbios ou ideias. Elas estão relacionadas com a beleza, a religiosidade e a identidade do povo negro, com a ancestralidade africana. As roupas não nascem para proteger o corpo, mas como uma forma de beleza, não só para aparecer ao outro, mas para os deuses.

As cores vibrantes das indumentárias são obtidas a partir de elementos da natureza, a exemplo de plantas, terra e flores.

Cada cor tem um significado:

O verde indica renovação e crescimento, em clara analogia com as matas e florestas. 


Amarelo é símbolo do status e serenidade, além da fertilidade e vitalidade.

 Azul é a presença de Deus, a onipotência do céu, ao espírito   puro  que repousa em harmonia.

O preto denota união com os antepassados. É a cor das provas, do sofrimento, do mistério, da consciência espiritual, do tempo e da existência.

Vermelho é a cor da paixão, da determinação política, da vida, da paixão e do sentimento.


Monte kilimanjaro





O Monte Kilimanjaro (Oldoinyo Oibor, que significa montanha branca em Masai, ou Kilima Njaro, montanha brilhante em kiSwahili), é o ponto mais alto de África.
 Este antigo vulcão, com o topo coberto de neves eternas, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espectáculo único.

Lírio do Nilo




 
A planta copo-de-leite, cujo nome científico é Zantedeschia aethiopica, é originária do Sul da África e pertence à família das Aráceas. O nome do gênero desta planta foi atribuído pelo botânico alemão Kurt Sprengel em homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschi. 

A flor copo-de-leite também é conhecida como lírio-do-nilo, calla-branca ou jarro (em Portugal). Em inglês, esta flor tem o nome de "calla lily".

 Na Sibéria, segundo a lenda , as mulheres preparavam um veneno chamado “Dur” para matar seus maridos.

Retama





Nativa do crescente do levante e do norte da África, a Retana é outro exemplo de planta leguminosa e do tipo arbusto. Suas flores podem ser brancas ou de coloração amarelada.

Celósia






A espécie possui como sua principal característica o fato de se assemelhar a uma tocha. Semelhante ao lírio-tocha em estrutura, tem uma estrutura geral menor que este, e é comum nas partes altas do leste da África.

Lírio-tocha






O lírio-tocha tem um aspecto exótico, pois suas inflorescências são altas, densas e compostas de flores tubulares, que são sustentadas por hastes compridas e fortes. A espécie apresenta uma bela coloração em degradé, geralmente em tons de cores quentes como: amarelo, laranja e o vermelho. Suas flores abrem de baixo para cima, com o topo tendo tonalidades mais fortes, conforme a base adquire cores mais claras.

Curcuma





Esta planta se destaca pelo aspecto de suas pétalas,que assemelham-se a uma mistura entre a tulipa e o lótus.
A Curcuma apresenta variação de cores entre a base a as pontas das pétalas, em um dégradé belíssimo.

Kalanchoe


  Sua origem é africana e ela também é conhecida como flor da fortuna ou kalandiva. No Brasil pode ser conhecida como coerana, eoirama-branca, erva-da-costa, folha-da-fortuna, folha-de-costa ou saião.

Com pequenas flores coloridas, o kalanchoe tem destaque por ser uma das espécies de arbusto presente na região. São plantas suculentas, tendo sua maioria menos de 1 metro de altura. Porém, a espécie nativa de Madagascar pode chegar a até 6 metros.

Pode ser encontrada com flores vermelhas, rosas, laranjas, brancas, amarelas.

Íris Africana






 A planta possui folhas de um verde pálido, em formato de espada, que crescem de diversos pontos da base. Comum no sul da África, ela é muito utilizada em jardins públicos e para embelezar espaços. Suas flores são de um amarelo claro, com marcas roxas que terminam em linhas cor de laranja.

Trevo Rosa





A despeito de ser parte da família do trevo, a flor chama a atenção por sua coloração. A inflorescência tem cerca de 1,5 centímetros de diâmetro, sendo rosa choque, e apresenta uma espécie de penugem em todas as flores. 
É comum no norte da África.

Estrela da África





Foi encontrado em 1905, tratava-se de um diamante bruto que pesava 3,106.75 quilates (621.35 gramas). Até hoje, ninguém encontrou outro diamante desse tamanho. Após ser estudada, a pedra original foi dividida em 9 pedaços menores, sendo que o maior deles (Estrela da África ou Cullinan I) enfeita o cetro da monarquia do Reino Unido.

domingo, 3 de novembro de 2013





Não olhe onde você caiu, mas onde você escorregou.

Provérbio africano





"Sem vingança, os males do mundo um dia ficarão extintos."

Provérbio Africano