quarta-feira, 30 de junho de 2010

Danças africanas













Nas danças africanas, o corpo é o principal instrumento de expressão, segundo a sabedoria ancestral, é através dele que se manifestam as energias do cosmo e da natureza que se está invocando.

Cada parte do corpo movimenta-se com um ritmo diferente. Os pés seguem a base musical, acompanhados pelos braços que equilibram o balanço dos pés. O corpo pode ser comparado a uma orquestra que, tocando vários instrumentos, harmoniza-os numa única sinfonia de sentidos. Nas danças africanas o contato contínuo dos pés nus com a terra é fundamental para absorver as energias que levam ao encontro com a divindade.
A dança nas sociedades tribais africanas até hoje representa uma força de expressão em todo tipo de festividade, ritual ou cerimônia.


Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em torno dos bailarinos. Todos os acontecimento da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é aparte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses,uma colheita farta.


As danças africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas tem certas caracteristicas em comum. Os participamtes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar-se.


Existem várias danças. Entre elas destacam-se: lundu, batuque, Ijexá, capoeira, coco, congadas e jongo.





quarta-feira, 16 de junho de 2010

Laduma




Laduma: o momento em que a bola atinge a rede do gol. Grito popular em jogos de futebol, que significa "ele marcou!" (literalmente: "está trovejando", em Zulu).

Jabulani


























Nome com que foi batizada a bola oficial da FIFA para a Copa do Mundo de 2010, fabricada pela Adidas.

Significa “trazendo alegria para todos” em isiZulu.

Idiomas falados



















O país possui onze línguas oficiais, sem contar os dialetos locais. As línguas mais faladas são o zulu, o xhosa e o africâner, que variam muito de acordo com a região. Já o inglês, influência da colonização britânica, é o principal meio de comunicação entre os turistas e os locais.

O leopardo e o fogo














Antigamente o leopardo e o fogo eram grandes amigos. O leopardo vivia como agora, na selva, e o fogo em uma caverna.

As vezes o leopardo fazia longas caminhadas para ir ver seu amigo fogo... Um dia, o leopardo diz ao fogo: - Porque não devolves minhas visitas ? E porque estás sempre aqui metido nesta caverna, em companhia destas pedras pretas ?

.

O fogo lhe respondeu: É muito melhor que eu esteja aqui. Se saio, posso ser muito perigoso. Mas o leopardo insistiu tanto, que no fim convenceu seu amigo, que disse: Bem, mas primeiro limpa cuidadosamente a explanada que tem diante da caverna...

O leopardo era um tanto que preguiçoso, assim arrancou as ervas, mas deixou alguma que outra folha seca no caminho da explanada. Quando o fogo saiu de sua caverna, se transformou em seguida em um grande incêndio que impulsionado pelo vento, chegou até as copas das árvores.

.

O leopardo aterrorizado, começou a correr de uma lado para outro e queimou sua pele. Por isso, hoje, o leopardo leva os sinais das queimaduras e quando vê ao longe o seu amigo o fogo, foge como louco...


MORAL: OS PREGUIÇOSOS E OS INCONSTANTES PERDEM ATÉ OS AMIGOS.

















"A chuva bate a pele de um leopardo, mas não tira suas manchas."

Provérbio africano






















Quando passares diante de uma casa e vires uma jarra de água à frente da porta,
é para ti, estrangeiro que passas;
Não é preciso bateres à porta,
bebe se tiveres sede e segue o teu caminho se não houver ninguém.
O estrangeiro que passa pode ser a representação ou o avatar de um deus
que vem para saber de que maneira será tratado.

Tradição oral africana























Na floresta quando as ramas discutem,
as raizes beijam-se

Tradição oral africana

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vuvuzela






















A Vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada por torcedores em jogos de futebol na África do Sul.
Requer um sopro forte, de modo a emitir um ruído semelhante ao de uma sirene ou ao de um elefante.